Avaliação de novas vias de disfunção endotelial no modelo experimental de hipertensão essencial: Ações benéficas da inibição da fosfodiesterase-5

Nome: MARCOS ANDRÉ SOARES LEAL
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/06/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELISARDO CORRAL VASQUEZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO VALENTIM NOGUEIRA Examinador Externo
CAMILLE DE MOURA BALARINI Examinador Externo
ELISARDO CORRAL VASQUEZ Orientador
NAZARE SOUZA BISSOLI Examinador Interno
VALERIO GARRONE BARAUNA Examinador Interno

Resumo: A hipertensão arterial é uma condição associada à disfunção endotelial de pequenos e grandes vasos, acompanhada por um desequilíbrio na produção de espécies reativas de oxigênio (EROs), prostanoides vasodilatadores e vasoconstrictores e NO. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do sildenafil, um inibidor seletivo da fosfodiesterase-5 que aumenta a via do NO, sobre a função endotelial em aortas de Ratos Espontaneamente Hipertensos (SHR).
Abordagem experimental: SHR tratados com sildenafil (40 mg / kg / dia, v.o., 3 semanas) foram comparados com SHR e Wistar não tratados. A reatividade vascular foi analisada em anéis aórticos de ratos. Células progenitoras endoteliais circulantes e ânions superóxido foram mensurados por citometria de fluxo. A capacidade antioxidante total plasmática, a produção de NO e a peroxidação lipídica da aorta foram determinadas por espectrofotometria. A coloração de Picrosirius e a microscopia eletrônica de varredura foram utilizadas para a morfologia vascular e análise estrutural da superfície endotelial.
RESULTADOS: Em SHR tratados com sildenafil houve melhoras ,parcialmente, da resposta vasodilatadora à acetilcolina na aorta de SHR e normalização da resposta vasoconstritora à fenilefrina. Nossos experimentos com um bloqueador de NO sintase revelaram uma participação aumentada de NO, diminuição da participação do estresse oxidativo, de prostanoides derivados de Cox-1 na dilatação e contração vascular, respectivamente, e melhora no equilíbrio entre tromboxana e prostaciclina. A função vascular melhorada em SHR tratados com sildenafil não foi afetada por SC-560 e apocinina. As respostas relaxantes ao sildenafil e 8-Br-cGMP foram normalizadas em SHR tratados com sildenafil. O sildenafil restaurou o equilíbrio pró-oxidante / antioxidante, a morfologia vascular e arquitetura endotelial.
Conclusão: O sildenafil reverte a disfunção endotelial em SHR, melhorando a contração vascular e relaxamento à fenilefrina e acetilcolina, respectivamente. O mecanismo principal dos efeitos do sildenafil consiste na redução do estresse oxidativo e dos prostanoides da ciclooxigenase-1, melhora no balanço entre tromboxano e prostaciclina, com aumento da biodisponibilidade do NO e melhora da sinalização do GMPc / PKG. Além disso, o sildenafil melhora os danos estruturais na superfície vascular e endotelial.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105