Efeitos do ácido elágico sobre a memória de reconhecimento e de localização de objetos e em parâmetros de estresse oxidativo em ratas espontaneamente hipertensas no pós-climatério

Resumo: É reconhecido que a redução dos níveis hormonais no período pós climatério expõe as mulheres ao aumento de risco para doenças cardiovasculares. A diminuição dos níveis de estrogênio pode também interferir na função cognitiva, além induzir uma produção excessiva de radicais livres, que é prejudicial para estruturas celulares do corpo.
Estudos prévios demonstram que as terapias antioxidantes possuem resultados promissores para combater as espécies reativas de oxigênio (ERO) ou nitrogênio (ERN). Entretanto, uma questão a ser esclarecida é se a suplementação antioxidante com ácido elágico em animais espontaneamente hipertensos no pós-climatério tem ação sobre a memória de reconhecimento e espacial e parâmetros de estresse oxidativo.
Neste estudo, animais SHR (Spontaneously Hypertensive Rats) serão submetidos à cirurgia de ovariectomização e tratamento com o ácido elágico. Em seguida passarão por testes comportamentais, o teste de reconhecimento de objetos (TRO) e o teste de localização de objetos (TLO) e em seguida a testes para avaliação de parâmetros de estresse oxidativo através de peroxidação lipídica, produtos avançados de oxidação proteica e avaliação das enzimas antioxidantes catalase, glutationa peroxidase e superóxido dismutase.
Os resultados deste estudo terão o potencial de demonstrar a importância da inserção do ácido elágico como uma terapia antioxidante no tratamento de mulheres no pós- menopausa, reduzindo os efeitos danosos do desequilíbrio hormonal, inclusive em alterações na função cognitiva.

Data de início: 19/05/2017
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado FABRÍCIO BRAGANÇA DA SILVA
Colaborador GLAUCIA RODRIGUES DE ABREU
Coordenador LÍVIA CARLA DE MELO RODRIGUES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105