Papel da hiperatividade b-adrenérgica em modular a enzima DPPIV via miRNA-29

Resumo: O aumento da atividade simpática e, consequentemente,os níveis de catecolaminas, está envolvido com a gênese e a manutenção de estadospatológicos que acometem o sistema cardiovascular. Estimulação dos receptores β-adrenérgicos tem papel fundamental na manutenção da homeostase do sistema cardiovascular. Apesar de seus efeitos sobre o coração estarem bem estabelecidos na literatura, pouco se sabe sobre os efeitos da hiperatividade dos receptores β-adrenérgicos sobre o sistema vascular. De maneira aguda, a estímulação dos receptores β-adrenérgicos leva a vasodilatação, porém quando persistente pode levar a disfunção vascular (15, 19).
A administração do agonista β-adrenérgico Isoproterenol (ou Isoprenalina) é uma das principais estratégias para o estudo desse sistema. A disfunção vascular induzida nesse modelo caracteriza-se por aumento da resposta contrátil a fenilefrina e serotonina mas sem alteração na resposta vasodilatadora a acetilcolina (16). Semelhante com o que é observado em tecido cardíaco, a hiperatividade β-adrenérgica induz a formação de fatores inflamatórios locais no tecido vascular os quais estão associados a disfunção vascular observada (15).
Um novo alvo do controle da disfunção vascular é a enzima DPPIV e seus substratos (53, 54). A enzima DPPIV foi inicialmente estudada no contexto do controle da glicemia e seus inibidores utilizados na clínica médica em pacientes diagnosticados com diabetes tipo II (7). Entretanto, recentemente tem crescido o interesse de sua aplicação no tratamento das doenças cardiovasculares. A atividade e expressão da enzima DPPIV esta elevada em modelos de infarto e insuficiência cardíaca e sua inibição reverte os prejuizos sobre o remodelamento e função cardíaca (48, 49). Do ponto de vista vascular, tambem tem sido demonstrado que a inibição da DPPIV pode melhorar a disfunção ou remodelamento vascular em modelos de aterosclerose e diabetes (34, 38).
A descoberta de pequenos RNAs não-codificantes (microRNAs, miRNAs) como moduladores da expressão protêica chamou a atenção como uma nova estratégia terapêutica (45). Dentres os miRs até hoje descrito, tanto a análise bioinformática quantodados da literatura indicam para a família do miR-29 como um importante modulador da enzima DPPIV (28, 52). Curiosamente, a família do miRNA-29 tem sido associado a disfunção vascular (31) e cardíaca (46), sendo modulada por fatores inflamatórios como aqueles induzidos pela hiperatividade b-adrenérgica (41).
Nesso sentido, essa proposta pretende investigar o papel da hiperatividade β-adrenérgica em modular a DPPIV no tecido vascular tendo como via regulatória fatores inflamatórios e o miRNA-29.

Data de início: 01/03/2016
Prazo (meses): 48

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105