MECANISMO(S) DE RELAXAMENTO INDUZIDO(S) PELO AGONISTA DO RECEPTOR DE ESTROGÊNIO ACOPLADO A PROTEÍNA G NO LEITO VASCULAR CORONARIANO DE RATOS NORMOTENSOS.

Resumo: Esta bem estabelecido que os homens estão sob maior risco de desenvolverem doenças cardiovasculares do que as mulheres na pré-menopausa com a mesma idade. No entanto, as mulheres na pós-menopausa são mais susceptíveis a eventos cardiovasculares, possivelmente por alterações dos níveis hormonais (KURT & BUYUKAFSAR, 2013), mais especificamente devido às diminuições dos níveis de estrogênio no plasma (MENDELSOHN & KARAS, 2007).
Os estrógenos (E2) regulam uma variedade de processos fisiológicos, incluindo funções reprodutoras, imunológicas, funções do sistema nervoso e cardiovascular (EDWARDS, 2005). Os efeitos desse hormônio em tecidos alvos ocorrem principalmente por meio da ativação de um ou todos os três receptores de estrogênio que são: receptor α, receptor β e receptor de estrogênio acoplado a proteína G (GPER).
O GPER, chamado inicialmente de GPR30, foi clonado de células endoteliais humanas em 1997 (TAKADA et al 1997) e logo em seguida mostrou ser um ativador da cascata de sinalização rápida, como a quinase extracelular dependente de sinal (ERK) e fosfatidilinositol-3-kinase (PI3k), após ligação com estrogênio. (FILARDO, 2000). Em 2008 a União internacional de farmacologia básica e clínica, passou a designar o GPR30 de GPER-1, por comprovar sua boa afinidade como receptor de estrogênio; sua ampla distribuição no sistema cardiovascular humano e animal de ambos os sexos, o que sugere um papel fisiológico na regulação da função vascular e miocárdica e propõe que os efeitos cardiovasculares do E2 sejam mais complexos (ALEXANDER et al., 2008).
A vista do exposto, ainda existe uma lacuna no que diz respeito aos reais e potenciais efeitos do G1 sobre o sistema cardiovascular. De fato, os trabalhos revelam uma necessidade de maiores avaliações experimentais para que se consiga entender e validar seus mecanismos. Em virtude disso, nosso objetivo será analisar a ação do G1 no leito vascular coronariano de ratos SHAM e gonadectomizados de ambos os sexos.

Data de início: 01/08/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ROGER LYRIO DOS SANTOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105