Análise Temporal da Funcionalidade das Células Tronco de Camundongos Ateroscleróticos

Resumo: As doenças cardiovasculares representam, universalmente, um grave problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço das mortes registradas no ano de 2006 resultaram das várias formas dessa doença (OMS, 2007). A doença arterial coronariana (DAC), destaca-se como a principal causa de morbi-mortalidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, sendo considerada uma epidemia que não respeita fronteiras e que está em franco crescimento, liderando entre as causas de morte no mundo. Também em nosso país, não é diferente. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no ano de 2006, as doenças cardiovasculares representaram a primeira causa de óbito, apresentando taxa de mortalidade específica de 162,1 óbitos por 100.000 habitantes e a terceira em tempo de permanência hospitalar prolongada, tendo sido responsáveis pela principal alocação de recursos públicos em hospitalizações, demandando aproximadamente 821 milhões de dólares (DATASUS, 2007). Em nosso Estado, o Espírito Santo, dados da Secretaria Estadual de Saúde, mostram que de todos os óbitos registrados no ano de 2006, 32% tiveram como causa doenças do aparelho circulatório e estima-se que em 2010 esse percentual aumente para 34% (SESA, 2006). Além disso, no município de Vitória, o coeficiente de mortalidade por infarto agudo do miocárdio, cuja aterosclerose é o principal fator de risco, foi de 33,2 por 100.000 habitantes (SESA, 2007).
Estudos têm demonstrado que as células tronco (CT) possuem um importante papel na regeneração tecidual em todo sistema cardiovascular (Asahara et al., 1997, 1999; Shintani et al., 2001) e que o número de CT se correlaciona inversamente com o grau de aterosclerose, disfunção endotelial, infarto do miocárdio, reestenoses vasculares e idade (Hill et al., 2003). Além disso, existem evidências do efeito benéfico das CT em doenças como isquemia miocárdica e doença arterial periférica, confirmando o efeito deste tipo celular sobre a neoangiogênese e regeneração vascular (Iwakura et al. 2003). A terapia com CT vem sendo bastante utilizada no tratamento de doenças que acometem grande parte da população e que acarretam custo elevado para o sistema de saúde, visto que se acredita no potencial de regeneração destas células. Apesar de existirem muitos estudos que avaliam a aplicação de CT no tratamento de doenças cardiovasculares, os resultados obtidos até o momento ainda são contraditórios, uma vez que pouco se sabe sobre a funcionalidade das CT do indivíduo doente. A quase totalidade das terapias com CT é de natureza autóloga, a qual, uma fração de CT é retirada da medula óssea do indivíduo doente e transplantada no local que precisa ser reparado do próprio indivíduo. Considerando o potencial das CT para o tratamento das doenças cardiovasculares, fazem-se necessários mais estudos capazes de determinar como estas doenças que atingem grande parte da população, afetam o funcionamento destas células objetivando aperfeiçoar a terapia, diminuindo os custos e aumentando a eficiência do tratamento com CT. Além disto, o desenvolvimento deste projeto irá também formar e fortalecer grupos de pesquisas interdisciplinares (doenças cardiovasculares e bioquímico-química de proteínas); integrar centros de pesquisas intra e interinstitucionais; (UFES/EMESCAM/UNIFESP) ampliar a competência nestas áreas específicas e contribuir para a formação de pessoal especializado; implementar novas linhas de pesquisa no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo voltadas para as áreas de doenças cardiovasculares e proteomica, objetivando aumentar a produção científica dos pesquisadores do CCS/UFES, com a publicação de artigos em periódicos de alto impacto.
Portanto, propomos de maneira inédita, por meio da utilização de técnicas modernas e avançadas de biologia molecular e celular, estudar o impacto da aterosclerose e do envelhecimento sobre o funcionamento das CT de camundongos ateroscleróticos objetivando verificar se as células destes animais possuiriam o mesmo potencial terapêutico das células dos animais controle.

Data de início: 01/08/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SILVANA DOS SANTOS MEYRELLES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105