AVALIAÇÃO DO POLIMORFISMO DA INTERLEUCINA- 6 EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA PERIODONTAL E CARDIOVASCULAR

Resumo: Segundo dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde as doenças cardiovasculares (DCV) em 1995 foram responsáveis por 20% de todas as mortes ao redor do mundo e, nos países em desenvolvimento, atingiu 50% do total de mortes (Beck et al., 2000). Apesar do esforço para determinar e controlar os fatores capazes de tornar o indivíduo suscetível a desenvolver tal patogenia, pouco se conseguiu nas últimas décadas. Os fatores de risco tradicionais, tais como fumo, deslipidemia, hipertensão e diabetes mellitus, não explicam a presença de aterosclerose coronariana em uma grande proporção de pacientes. Apesar de sugerida inicialmente na virada do século XX a teoria infecciosa da aterosclerose ganhou renovado interesse na atualidade. Estudos feitos em diferentes regiões ao redor do mundo demonstram uma associação entre marcadores da inflamação e aterosclerose coronariana.
Pesquisas recentes mostram que pessoas com doença periodontal têm duas vezes mais chances de sofrer um ataque fatal do coração que as pessoas com boa saúde oral. Quando existe a doença periodontal, o suporte do osso do dente e a gengiva são destruídos, formando-se bolsas periodontais, onde a gengiva perde aderência aos dentes, acumulando placa bacteriana entre a gengiva e a raiz.
A entrada das bactérias orais no fluxo de sangue é a principal causa da relação entre a periodontite e as doenças do coração. As bactérias fixam placas gordurosas nas artérias coronáriarias contribuindo para a formação de coágulos.
A periodontite é normalmente indolor e silenciosa, até suas fases avançadas. Tomar cuidado com a saúde periodontal pode ser um passo importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, juntamente com o controle dos fatores de risco mais conhecidos que provocam as doenças de coração. A doença periodontal pode ser diagnosticada e tratada, se descoberta logo no início.
Portanto, fica evidente que o cirurgião dentista precisa saber mais sobre doenças sistêmicas e que o médico precisa aumentar seu conhecimento sobre doenças bucais. Com médicos e dentistas trabalhando juntos mais pacientes com doenças sistêmicas serão monitorados e manterão suas dentições e vice-versa. Portanto, acreditamos que a realização de estudos que favoreçam o entendimento da associação entre a infecção periodontal e a DCV tornou-se muito importante na prevenção do início e progressão de ambas patologias.

Data de início: 01/03/2008
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SILVANA DOS SANTOS MEYRELLES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105