EFEITO DAS CÉLULAS TRONCO PROGENITORAS ENDOTELIAIS NA PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE

Resumo: As síndromes isquêmicas, como a angina e o infarto do miocárdio, decorrem do desenvolvimento de placas gordurosas, ou ateromas, nas artérias coronárias que reduzem a luz dos vasos, se rompem e desencadeiam a formação de trombos que acabam obstruindo a artéria por completo. Evidências anatomopatológicas comprovam que a intensidade do processo depende da presença de fatores de risco, como o tabagismo, sedentarismo, obesidade, hipertensão e concentração plasmática do colesterol, nas duas primeiras décadas da vida.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes em todo o mundo e que tem se tornado um problema de saúde pública mundial.
No Brasil, dentre as doenças cardiovasculares com maior prevalência e que determinam as maiores taxas de letalidade encontram-se as doenças isquêmicas e cerebrovasculares. Dados do DATASUS e do Ministério da Saúde indicam a ocorrência de 76.600 mortes, aproximadamente, por doença isquêmica do coração em 1999 (incluindo 58.000 por infarto agudo do miocárdio).
Na cidade de Vitória, o Projeto Mônica, demonstrou que cerca de 38% da população do Município de Vitória é hipertenso, sendo que a grande maioria dos indvíduos estudados possuem várias patologias associadas que agravam a hipertensão, como por exemplo a hipercolesterolemia e aterosclerose e causam significativa diminuição na vida produtividade destes indivíduos, gerando alto custo para o governo e o estado.

Data de início: 01/03/2009
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SILVANA DOS SANTOS MEYRELLES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105