Estudo Longitudinal de dados de saúde na Região Metropolitana da Grande Vitória para fins de associação entre a qualidade do ar e sintomas de asma em crianças e adolescentes - Fase 2

Resumo: A asma é a doença crônica mais prevalente em crianças e adolescentes. Crianças asmáticas constituem um grupo onde a poluição atmosférica representada por material particulado (MP) ou gases (ozônio, CO, N2O4, compostos fluorados, etc) determinam maior consequência, precipitando crises de dispneia e aumentando a dependência a medicamentos e demandas aos serviços de saúde. Iniciamos este estudo em 2018 o qual foi interrompido em março de 2020 quando já havíamos completado a coleta de dados em 63 crianças (49 asmáticas e 14 sem asma). Neste projeto, daremos continuidade ao projeto para atingir a meta de 200 crianças e adolescentes (8-14 anos) estudadas. Até aqui só foram recrutadas crianças moradoras da região de Maruípe. Nesta etapa, serão incluídas crianças e adolescentes residentes na região de Enseada do Suá e Maria Ortiz. A meta é incluir 150 crianças em 4 campanhas de campo, sendo 110 portadoras de asma e 40 controles que residam na mesma região. Os dados a serem coletados serão os mesmos anteriores consistindo em:
1. Visita à Clinica de Investigação Cardiovascular/PPGCF-CCS para coleta de material biologico (sangue e urina) e exames clinicos (antropometria, pressão arterial, composição corporal, eletrocardiografia, rigidez arterial e espirometria). No sangue será obtido hemograma, bioquímica básica e painel completo de imunoglobulinas para identificar IgEs específicas para 11 alérgenos mais comuns que precipitam crise de dispneia em asmáticos.
2. Espirometria domiciliar com aparelho portátil ao longo de 14-15 dias consecutivos, com duas coletas diárias (6-9 h e 17-20 h) em grupos de 30-35 participantes.
3. Uso de modelos mistos de regressão de Poisson para determinar o grau de associação entre as variáveis de exposição (MP10, MP, MP1 e gases - CO, O3, N2O4) e os desfechos (peak flow e flow volume 1 s) medido no domicílio.

Data de início: 01/02/2022
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JOSE GERALDO MILL
Vice-Coordenador JANE MERI SANTOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105