Revisões sistemáticas sobre efeitos de intervenções fisioterapêuticas para melhora de deficiências e atividade em pessoas com Doença de Parkinson

Resumo: A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo do sistema nervoso central no qual as funções motoras são as mais acometidas. Como consequência desse distúrbio, indivíduos com a Doença de Parkinson apresentam alterações significativas em estruturas e funções do corpo, o que compromete a realização de atividades do dia a dia.
Fisioterapeutas devem se basear nos princípios da Prática Baseada em Evidências para direcionar os tratamentos a seus pacientes, o que inclui experiência profissional, preferências do cliente e evidência científica proveniente de pesquisa clínica de alta qualidade metodológica. Revisões sistemáticas de ensaios clínicos aleatorizados constituem a maior e melhor fonte de evidência científica para guiar a prática clínica. O presente projeto visa realizar revisões sistemáticas com meta-análises para estimar o tamanho de efeito de intervenções fisioterapêuticas (eg.; treino de marcha, treino com pistas) em desfechos clínicos de pessoas com Doença de Parkinson.

Data de início: 20/05/2021
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LUCAS RODRIGUES NASCIMENTO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105