Novos Biomarcadores Moleculares em Pacientes Septicos Graves

Resumo: Sepse é uma resposta sistêmica do organismo a uma infecção microbiana. Estima-se que ocorram 19 milhões de casos em todo o mundo por ano, sendo considerada um grave problema de saúde pública. É a principal causa de morte em unidades de terapia intensiva (UTIs) não cardiológicas com elevadas taxas de letalidade que variam de acordo com as características sócio-econômicas do país. Enquanto em países desenvolvidos como Austrália e Nova Zelândia, a letalidade de sepse grave gira em torno de 18%, no Brasil a mortalidade por sepse grave e choque séptico ainda é muito elevada, atingindo, respectivamente 44% e 73% nos hospitais públicos brasileiros.
A sepse é considerada uma síndrome clinica que provoca disfunção em múltiplos órgãos, em consequência de uma infecção microbiana que ativa uma resposta inflamatória sistêmica. As variáveis fisiopatológicas como características do agente infectante (carga e virulência) e do hospedeiro (fatores ambientais, genéticos, estado imunológico e co-morbidades) determinam a progressão da sepse. Esta resposta imunológica à presença de um microrganismo patógeno promove a secreção, por células de defesa, de citocinas pró-inflamatórias (como TNF-α, IL-6 e IL-1β), e também citocinas anti-inflamatórias com efeitos que contrabalanceiam a resposta inflamatória (como IL-10). As citocinas inflamatórias promovem aumento da permeabilidade vascular, bem como, vasodilatação por meio da liberação de óxido nítrico pelas células endoteliais. Clinicamente observa-se queda importante da pressão sanguínea com redução do volume sanguíneo levando ao choque séptico e insuficiência de múltiplos órgãos.
Estudos demonstraram que a demora na introdução do tratamento antibiótico adequado foi associada a um aumento da mortalidade nos pacientes com sepse e que a introdução precoce da terapia específica para sepse, Early goal-directed therapy também reduziu a mortalidade. Dessa forma, em 2012, foi lançado mundialmente o Survival Sepsis Campaign recomendando uma abordagem precoce semelhante trabalhos anteriores bem como o início de antibiótico de amplo espectro dentro da primeira hora do diagnóstico de sepse grave. Desta forma o estudo do agente infectante pode trazer informações valiosas que venham auxiliar na melhor compreensão desta síndrome e na abordagem terapêutica. O presente estudo tem como objetivo caracterizar o perfil microbiológico dos resultados de culturas de amostra de sangue e de outros sítios de pacientes sépticos internados no HUCAM.

Data de início: 01/05/2020
Prazo (meses): 96

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105