Caracterização do efeito do tratamento com Avelóz (Euphorbia tirucalli) sobre parâmetros moleculares, celulares, teciduais e funcionais de cardiomiócitos de ratos normotensos e hipertensos

Resumo: Na última década tem se observado a utilização aumentada de plantas medicinais, fitoterápicos e remédios caseiros, substituindo e ou sendo utilizados concomitantemente na terapia convencional. Doenças crônicas como hipertensão arterial, câncer e diabetes são responsáveis pelo aumento na produção de espécies reativas de oxigênio e diminuição das defesas antioxidantes nos sistemas fisiológicos, levando ao estresse oxidativo e, consequentemente, danos às principais classes de biomoléculas. Tais doenças levam a população a procurar tratamentos auxiliares a alopatia tradicional, levando a utilização de diversas plantas medicinais sem comprovações científicas para a biossegurança do uso de tais extratos, possivelmente devido ao fácil acesso, baixo custo e por serem consideradas inofensivas por grande parte da população.
Um exemplo de planta utilizada para esse fim, é a Euphorbia tirucalli, amplamente utilizada pelo senso comum para tratamento do câncer, sendo que algumas pesquisas já mostram resultados satisfatórios. Essa planta possui propriedades antiproliferativas e antioxidantes que podem ser importantes na melhora de efeitos deletérios de várias doenças. Estudos utilizando E. tirucalli in vitro são em sua maioria avaliações em células tumorais, tendo poucos estudos in vivo em situações fisiológicas ou em doenças. Considerando a ampla utilização pela população da E. tirucalli, faz se necessário mais estudos que demonstrem a ação desta planta no organismo e seu real potencial terapêutico.

Data de início: 06/11/2018
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SILVANA DOS SANTOS MEYRELLES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105