Metodologia do Ensino Superior

Código: PCFI8027
Curso: Mestrado em Ciências Fisiológicas
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: A docência e o planejamento no Ensino Superior: plano de ensino, ementa, objetivos, conteúdos, estratégias, práticas pedagógicas, didática e bibliografia. Avaliação: concepções teóricas, práticas e a elaboração de instrumentos avaliativos. Relação interpessoal: professor e aluno. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; didática e ensino a distância utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação; perspectivas da Educação Superior.
Bibliografia: CUNHA, M. I.. O bom Professor e sua Prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed.
Revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 16 ed. São Paulo: Cortez,
2005.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.. Docência no Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005
TURRA, C. M. G. et al. Planejamento de Ensino e Avaliação. 11ª ed. Porto Alegre: DC Luzzato, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

Tratado de Fisiologia Médica, Guyton, A C. & Hall. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 11ª Edição, 2007.
Fisiologia: Berne, R.M. & Levy, Rio de Janeiro;Guanabara Koogan, 6a Edição, 2009.
Fisiologia: Uma abordagem integrada. Silverthon D, Editora Manole, 2a Edição
Fisiologia Humana: Margarida de Mello Aires. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 3 ed, 2008

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105