A terapia com células mononucleares atenua a aterosclerose em camundongos ApoE Knockout.

Nome: MARCELLA PORTO TAVARES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/12/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELISARDO CORRAL VASQUEZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELISARDO CORRAL VASQUEZ Orientador
FLAVIA IMBROISI VALLE ERRERA Examinador Externo
MARCELO PERIM BALDO Examinador Interno
SILVANA DOS SANTOS MEYRELLES Examinador Interno

Resumo: As doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de morbidade e mortalidade no mundo. Dentre estas, destaca-se a aterosclerose, uma doença inflamatória crônica que acomete a parede de artérias de grande e médio calibre. Apesar das terapias convencionais, intervenções farmacológicas ou cirúrgicas,
serem de grande valia, a terapia celular surge como uma nova estratégia terapêutica no tratamento e prevenção da aterosclerose. Dessa forma, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da infusão de células mononucleares (CMN) sobre a evolução das lesões ateroscleróticas em camundongos knockout para o gene da apolipoproteína E (apoE KO).
Camundongos apoE KO fêmeas com 6 meses de idade (n=16) e camundongos lacZ (animais transgênicos para -Galactosidase) foram utilizados nesse estudo. Os animais apoE KO receberam dieta hipercolesterolêmica (1,25% colesterol) para acelerar o processo de aterogênese por quatro meses. Aos quatro meses de idade,
os animais eram divididos em dois grupos: 1) Grupo controle apoE KO e 2) Grupo
que recebeu a terapia com CMN apoE KO-CMN. Os animais apoE KO-CMN receberam 8 infusões endovenosas de células mononucleares isoladas do baço de camundongos lacZ (106 células/semana).
Após eutanásia, coletou-se o sangue para dosagem de colesterol plasmático, a artéria aorta foi removida para análise histoquímicas. Investigou-se a área de deposição lipídica, o remodelamento vascular, a expressão de óxido nítrico sintase endotelial (eNOS), a produção de ânions superóxido e a presença de células progenitoras endoteliais. Os dados estão expressos como média ± EPM e a análise estatística foi realizada por teste t de student ou ANOVA 1-via (*p<0,05).
A análise histológica da aorta mostrou uma redução significativa na área de deposição lipídica nos animais que receberam a terapia celular (apoE KO-CMN) quando comparados ao grupo controle apoE KO (0,051* ± 0,004 vs 0,117 ± 0,016 mm2, respectivamente, *p <0,01). Além disso, a análise morfométrica revelou que a terapia com CMN impediu o remodelamento positivo dos animais apoE KO, normalmente observado (apoE KO-CMN: 0,98 ± 0,07 vs apoE KO: 1,37 ± 0,09),
13 utilizando animais selvagens (C57BL/6J) como referência. O grupo tratado com CMN também apresenta redução da produção de ânions superóxido e aumento da expressão da eNOS quando comparados aos animais apoE KO. Finalmente, a imunohistoquímica revelou uma migração de células progenitoras endoteliais (CPE) nas aortas dos animais apoE KO-CMN.
Conclui-se que a terapia com CMN atenua a progressão da terosclerose em aortas de camundongos apoE KO. Nossos dados fornecem evidências de que o mecanismo pelo qual esta atenuação ocorre inclui a migração de CPEs, diminuição no estresse oxidativo e aumento da expressão de eNOS.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105