Efeitos da Exposição Aguda ao Acetato de Chumbo Sobre Os Parâmetros Cardiovasculares de Ratos

Nome: MIRIAN FIORESI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/08/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DALTON VALENTIM VASSALLO Orientador

Resumo: Vários estudos em modelos animais e humanos populacionais têm demonstrado uma relação causal entre concentração sanguínea de Pb++ e aumento da pressão sanguínea, entretanto são escassos os estudos que avaliam o comprometimento cardíaco da exposição a este metal.
Considerando a carência de estudos dos efeitos do chumbo na contratilidade miocárdica o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos, nos parâmetros cardiovasculares de ratos, da exposição aguda ao referido metal.
Para a realização do presente estudo foram utilizados ratos Wistar (280 e 350 g) e avaliadas as medidas hemodinâmicas (desempenho ventricular in vivo), a contratilidade miocárdica e os parâmetros bioquímicos.
Os animais foram anestesiados e submetidos à cirurgia de cateterização dos ventrículos direito (VD) e esquerdo (VE) para mensuração dos seguintes parâmetros hemodinâmicos, antes e durante 120 minutos de exposição ao acetato de chumbo (80 ?g/dL): pressão sistólica intraventricular (PS), derivada de pressão intraventricular (dP/dt) positiva (+) e negativa (-) e freqüência cardíaca (FC).
A contratilidade miocárdica foi avaliada através de músculos papilares de VE. Para tal foram analisados: o inotropismo cardíaco, os parâmetros temporais, a atividade do retículo sarcoplasmático (RS), a permeabilidade da membrana sarcoplasmática ao cálcio e a responsividade das proteínas contráteis. Todas as medidas foram
avaliadas antes e após a exposição aguda ao acetato de chumbo (8 ?M).
Ainda, foram medidas as atividades específicas da Na+-K+-ATPase (NKA) e Ca2+ ATPase miosínica cardíacas em amostras expostas ou não-expostas a 8 ?M de Pb++. Os dados estão expressos como média ± erro padrão da média e analisados por: ANOVA 1 via ou teste t-Student. p < 0,05 foi considerado significante.
A exposição por 2 horas ao Pb++ provocou aumento significativo nos parâmetros avaliados nos VE e VD (PSVE, dP/dt + VE, dP/dt - VE, PSVD, dP/dt + VD e dP/dt - VD). Todavia, não houve alteração significativa na FC destes animais.
A avaliação dos parâmetros contráteis, in vitro, demonstrou efeito inotrópico positivo provocado pela exposição aguda ao Pb++. Em relação aos parâmetros temporais da contração houve redução do tempo de ativação, entretanto o tempo de relaxamento
manteve-se inalterado, assim como a atividade do RS. Os músculos papilares, após 1 hora de exposição ao chumbo, mostraram-se hiperreativos ao uso de um agonista ?-adrenérgico. Ainda, os achados com papilares são sugestivos de redução do influxo de cálcio transsarcolemal.
As medidas bioquímicas evidenciaram que as amostras tratadas com Pb++ apresentaram aumento da atividade ATPásica da NKA e da miosina em relação às amostras que não receberam o acetato de Pb++ 8?M.
A redução do influxo de cálcio transsarcolemal poderia prejudicar a gênese da força nos míocitos cardíacos e, conseqüentemente, reduzir o inotropismo. No entanto, contrariando este fato, houve aumento do inotropismo cardíaco, tanto no músculo isolado, como na avaliação do animal in vivo. Deste modo, se agudamente o chumbo promoveu algum efeito deletério, capaz de reduzir a força de contração do músculo cardíaco, este efeito foi contrabalenceado e superado por ativação de
outros mecanismos compensatórios: aumento da atividade da ATPase miosínica; alterações neuroendócrinas (aumento da atividade simpática), ou alterações de mecanismos transducionais (a mimetização do íon Ca++ pelo Pb++ na ativação do processo contrátil).
Em conclusão, nosso trabalho demonstrou, pela primeira vez, que o aumento da pressão ventricular induzida pelo chumbo possui, além do envolvimento vascular, alterações diretas na contratilidade miocárdica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105