EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA (ETCC) ASSOCIADA À TERAPIA MANUAL OSTEOPÁTICA (OMT) SOBRE A DOR EM PORTADORES DE FIBROMIALGIA: UM ENSAIO CLÍNICO, DUPLO CEGO, ALEATORIZADO E CONTROLADO.

Resumo: A síndrome da fibromialgia (FM) é um estado de dor crônica generalizada que, muitas vezes, apresenta-se associada a outros sintomas, tais como: fadiga, alterações do sono e da memória, além de disfunção na atividade autonômica. Expressa alta prevalência na sociedade atual visto que, em áreas urbanas mundiais, acomete até 11,4% da população geral e 6,6% das mulheres. Apesar dos avanços obtidos nos últimos anos serem notórios, o tratamento da FM ainda é um grande desafio para os profissionais da área da saúde. O uso de medicamentos associados a exercícios de fortalecimento muscular e aeróbicos, à terapia cognitivo comportamental e à educação em dor são indicados e apresentam resultados positivos, no entanto, não são completamente satisfatórios. Tendo em vista que os portadores de FM apresentam mudanças neuroplásticas e que essas contribuem para a manutenção da dor, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) surge como uma possiblidade de tratamento.A terapia manual osteopática (OMT) é um conjunto de técnicas que tem como objetivo diagnosticar e tratar disfunções que envolvem músculos, articulações, nervos, fáscias e vísceras. Análises recentes apontam que a OMT pode influenciar a função parassimpática, uma provável explicação pode ser a relação anatômica existente entre o nervo vago e as estruturas musculoesqueléticas pelas quais ele passa ao longo do seu trajeto.
Portanto, considerando que pacientes com FM apresentam dificuldade para diminuir os seus sintomas, principalmente a dor, e que a doença cursa com alterações autonômicas, a ETCC tem sido apontada como uma ferramenta de fácil aplicação que pode ser usada como estratégia complementar no controle da dor, enquanto a OMT tem potencial influência na resposta do sistema nervoso autônomo desses pacientes

Data de início: 10/03/2020
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado AÉBE ALVES TORRES
Coordenador FERNANDO ZANELA DA SILVA AREAS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105