Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

O PPGCF exerceu atividades solidárias com outros cursos de pós-graduação da UFES e, principalmente, com os professores recém contratados que não dispõem de instalações ou equipamentos em seus departamentos, ou que carecem de influência para obtê-los por não pertencerem ao quadro permanente dos cursos de pós-graduação. Atentos ao fato da UFES ter contratado cerca de 500 professores no último período, as ações solidárias expressaram-se pela criação de Laboratórios Multiusuários, garantindo o acesso de todos os pesquisadores da UFES e das instituições conveniadas a equipamentos de alto custo.
Conforme já mencionamos em Infraestrutura, estes esforços resultaram na criação do Laboratórios de Histologia Molecular e Imunoistoquímica, Laboratório de Análise Biomolecular, Laboratório de Fisiologia Experimental do Exercício e Laboratório de Neurociência e Comportamento, todos multiusuários. Exceto pelo último laboratório, cujo projeto foi submetido neste ano, os demais concentram recursos já aprovados de R$ 1.540.043,00. Os Laboratórios de Histologia Molecular e Imunoistoquímica já possui técnico de nível superior (biólogo) para zelar dos equipamentos e da agenda, e o Laboratório de Análise Biomolecular conta com técnico de nível superior (químico). Os LMs foram recentemente ampliados com a adesão do Laboratório de Ultraestrutura Celular Carlos Alberto Redins que dispõe de 2 microscópios eletrônicos (transmissão e varredura) de última linha adquiridos com recursos do CT-INFRA 2007. Por fim, o acesso universal dos pesquisadores está garantido pelo Regimento dos Laboratórios Multiusuários, que foi discutido e aprovado por 9 Programas de Pós-Graduação e 2 Chefias de departamentos que abrigam equipamentos multiusuários em suas dependências. Mais do que uma revolução tecnológica, estes laboratórios visam o amparo e a cooperação com os pesquisadores da UFES e de outras instituições que lutam, às vezes individualmente, para contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país.

Nucleação:

Podemos citar algumas nucleações dos alunos formados a partir de 2000 os quais são alunos que montaram programas de pós-graduação ou laboratórios com linhas de pesquisa independentes:
1. Clínica de Investigação Cardiovascular de Angola (2 doutores)
2. Mestrado em Assistência Farmacêutica da Universidade de Vila Velha, ES (organizado por Tadeu Uggere de Andrade).
Egressos orientados do Prof. Dalton V Vassallo
3. Laboratório da Profa. Luciana Venturini Rossoni (USP-SP).
4. Laboratório do Prof. Fabiano Elias Xavier (UFPe).
5. Laboratório do Prof. Carlos Estevão Damiani (UFPR).
6. Laboratório dos Profs. Frank Maciel Peçanha e Giulia Wiggers Peçanha (UNIPAMPA).
7. Laboratório de Fisiologia Cardiovascular de Ana Paula Couto Davel (UNICAMP)
8. Laboratório do Prof. Cleci Menezes Moreira (UNIPAMPA)

Egressos Orientados da Profa Margareth Ribeiro Moysés
1. Roger Lyrio dos Santos - Ufes, Prof. do Departamento de Ciências Fisiológicas.
2. Jones Bernardes Graceli - Ufes, Prof. do Departamento de Ciências Morfológicas.

Demais egressos aprovados como professores em concursos públicos em Faculdades e Universidades brasileiras:
- Egressos orientados pela profa Ivanita Stefanon - Aurélia Araújo Fernandes – Professora Departamento de Morfologia UFES; Guilherme Peixoto: Professor da Universidade Federal do Amazonas; Fernanda Moura Vargas – Departamento de Fisioterapia UFES.
- Egressos orientados pela profa Ester: Roney Wellington Dias de Oliveira - Departamento de Ciências Fisiológicas, UFES, Lívia Carla Silva de Melo (C. Fisiológicas), Jane Tagarro Correia (Depto. Pediatria), Maria da Penha Zago Gomes (Depto. Clinica Médica), Carolina Anhoque (Fonoaudiologia UFES), Marcelo Benevides (Fisioterapeuta HUCAM), Saavedra José Dias Valentim (Professor da Pio XII), Josidéia Barreto Mendonça (DML-Polícia Civil), Andresa Marinho (fazendo doutorado em Montreal).
- Gilma Correa Coutinho - Ufes, Profa. do Curso Terapia Ocupacional.
- Pablo Lúcio Gava - UFES, Fisioterapeuta do Hospital das Clínicas.-
- Washington Luis Gonçalves - Prof. da Faculdade de Medicina de Colatina
- Egressos do Prof. Dalton Valentim Vassallo: Lorena Barros Furieri –Departamento de Enfermagem UFES; Mirian Fioresi- Departamento de Enfermagem UFES; Juliana Hott de Fucio Lizardo, departamento de Morfologia –UFES
-Egresso da Profa Alessandra S Padilha: Eduardo F Meira: Departamento de Farmácia UFES
-Egresso do Prof José Geraldo Mill: Wellington Lunz – Departamento de Educação Física UFES; Andréa Lúcia Santos Silva –Universidade Estadual de Itabuna

Visibilidade:

Página da Web:

O programa conta com página na Web a qual passou por uma mudança com o apoio da PRPPG da UFES atendendo as necessidades dos usuários com informações atualizadas sobre o programa. 

Curso de Férias:
Outra estratégia adotada para promover visibilidade do PPGCF é o oferecimento do Curso Anual de Férias em Ciências Fisiológicas. Este curso tem como público alvo alunos de graduação da área biomédica das Instituições de Ensino Superior tanto do estado do Espírito Santo quanto de outros estados brasileiros. Este evento tem como principal objetivo divulgar as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo PPGCF e permitir a atualização dos conhecimentos de vários temas importantes na área de Ciências Fisiológicas, desde o conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo humano até os princípios éticos da pesquisa experimental e clínica.
A comissão organizadora é dividida nas seguintes equipes: inscrição e seleção; patrocínio; divulgação; programação e apoio. A inscrição é gratuita e recebemos as inscrições de candidatos de diversas instituições de ensino privada e particular, de todo o Brasil, dos quais selecionamos 15 alunos, conforme critérios estabelecidos pela comissão de seleção. Os alunos selecionados cursam graduação em: educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, odontologia e psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutricão. A programação do curso é elaborada pela equipe de programação junto aos professores do PPGCF que fornecem o conteúdo dos temas das aulas para confecção da apostila.
O curso é formado por módulos teóricos e práticos, abrangendo as linhas de pesquisas de cada laboratório do PPGCF. Todas as atividades têm a participação e apoio irrestrito dos professores e alunos desse programa. As palestras ou aulas introdutórias são ministradas no período da manhã, e no período vespertino os participantes têm a oportunidade de vivenciar atividades práticas do referido tema em cada laboratório de pesquisa. Os principais temas abordados são: Modelos Experimentais de Hipertensão Arterial e Doenças Cardiovasculares; Reatividade Vascular, Contratilidade Miocárdica, Estudos da Neurobiologia e Transtorno de Ansiedade, Pânico e Depressão; Conhecimentos no campo da Bioquímica (proteômica e técnicas de biologia molecular) e das Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia.

Simpósios:
XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Nos dias 5 a 7 de Março de 2008 ocorreu um importante evento científico na área de Fisiologia Cardiovascular, no Hotel Canto do Sol, em Vitória, ES, denominado: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. Este evento seguiu uma tradição de 12 anos de rodízio entre as principais cidades que possuem importantes grupos de pesquisa na área de fisiologia cardiovascular. Neste Simpósio participaram cientistas da área de Fisiologia Cardiovascular de vários estados Brasileiros. Comparecerem a este evento um total de 166 participantes, dentre professores e estudantes de Pós-Graduação e Graduação. Assim, a estatística da participação neste Simpósio foi: Alunos Inscritos: 149; Alunos Inscritos que comparecerem ao evento: 131; Professores Inscritos: 42; Professores Inscritos que comparecerem ao evento: 37; Total de Inscritos: 191; Total de Inscritos que comparecerem: 166. Neste evento foram apresentados 93 trabalhos sob a forma de posters e foram realizadas 50 apresentações orais por alunos e professores, daqui de Vitória e pelos demais participantes de outros estados. As atividades cientificas do simpósio foram assim distribuídas durante os 3 dias do evento: I- 10 Sessões Científicas contemplando sempre: 2 coordenadores, sendo um professor e um aluno de pós-graduação. Sem dúvida nenhuma este foi um importante evento na área das Ciências Fisiológicas, visto a especificidade do assunto e a participação intensa de profissionais e estudantes que atuam na área de Fisiologia Cardiovascular. Nesta reunião tivemos oportunidade de realizar interações colaborativas entre os pesquisadores de outros estados, além da discussão criativa que foi gerada pela apresentação de resultados das pesquisas apresentadas. Este Simpósio, a exemplo do que aconteceu em outros estados, destacou-se pela expressiva participação dos alunos de pós-graduação na organização e realização do evento. Os pesquisadores de Vitória mantiveram a tradição de dar total oportunidade aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na realização Simpósio. Os alunos participaram ativamente em todas as etapas da realização do evento, incluindo a difícil tarefa de avaliar todos os resumos submetidos, a montagem do programa final e grande parte dos contatos com os principais grupos de pesquisa em fisiologia cardiovascular.

Ist Symposium on Translational Models of Panic Disorder - 2012, com participação de 17 palestrantes, 9 estrangeiros, e exposição de 25 pôsteres, em homenagem a Frederico G. Graeff, John F. W. Deakin e Donald F. Klein (FAPES/ CAPES/ AFIP/ UFES, Vitória, ES, 16 a 18 de Novembro, 2012).
Coordenador: Luiz Carlos Schenberg
O Simpósio teve por objetivo congregar alguns dos principais pesquisadores clínicos e pré-clínicos da atualidade sobre pânico, destacando e fazendo jus à contribuição brasileira nesta área ao longo de 4 décadas, inclusive, das pesquisas do Laboratório de Neurobiologia dos Transtornos do Humor e da Ansiedade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), proporcionando o desenvolvimento de programas de colaboração da UFES com laboratórios de excelência nacionais e estrangeiros. O Simpósio celebrou o 20º aniversário das duas teorias mais influentes sobre as causas dos AP, com a presença dos proponentes destas teorias - os Professores Frederico G. Graeff (Brasil), Bill Deakin (Inglaterra) e Donald Klein (EUA) - discutindo seu impacto e os últimos achados científicos sobre a etiologia e bases neurais do transtorno de pânico e condições clínicas comórbidas. Participaram 17 palestrantes, 8 dos quais brasileiros, que são autores de cerca de 2.408 artigos indexados sobre os temas discutidos no simpósio. Dentre estes destacam-se os professores homenajeados, Frederico G. Graeff (195 artigos, FH 43), John F. 'Bill' Deakin (336 artigos, FH 48) e Donald F. Klein (604 artigos, FH 76). Contudo, também merece destaque a produção dos professores Francisco S. Guimarães (238 artigos, FH 33), Newton S. Canteras (80 artigos, FH 28), Antônio E. Nardi (166, FH 15), Thelma A. Lovick (145 artigos, FH 31), Hélio Zangrossi (95 artigos, FH 25), Christopher A. Lowry (80 artigos, FH 23), Antônio P. Carobrez (59 artigos, FH 17), Dean Mobbs (26 artigos, FH 15), Luiz C. Schenberg (40 artigos, FH 15), Richard Kinkead (61 artigos, FH 12), Anna Ogliari (29 artigos, FH 9) e Philip Johnson (32 artigos, FH 12). Também foi realizada uma sessão para exposição de 24 pôsteres, voltada primariamente aos estudantes, que permitiu o dialogo pessoal destes com os palestrantes, facilitando programas de cooperação internacional. Pela primeira vez, foi estabelecido o diálogo entre os proponentes das duas teorias mais influentes sobre o transtorno do pânico, quais sejam, a Teoria do Papel Dual da Serotonina dos Professores Frederico G. Graeff e John F. W. Deakin, e a Teoria do Alarme Falso de Sufocamento, do Prof. Donald F. Klein. Aliás, esta foi a primeira visita ao Brasil, com fins científicos, do Prof. Donald F. Klein, o descobridor da terapia do pânico. O simpósio realizou uma sessão expositiva de 24 posteres, 10 dos quais de pesquisadores capixabas, que permitiu o dialogo dos mesmos com os palestrantes e participantes, estimulando programas de cooperação internacional do Laboratório de Neurobiologia dos Transtornos do Humor e da Ansiedade (UFES) com os Professores Philip Johnson (Indiana, EUA), Richard Kinkead (Quebéc, CA), Thelma A. Lovick (Birmingham, RU) e Hélio Zangrossi (Ribeirão Preto, BR). Em particular, a Profa. Thelma A. Lovick treinou nossos estudantes nos procedimentos que serão necessários para a execução do projeto colaborativo. O 20º aniversário das duas teorias mais influentes sobre as causas dos AP foi celebrado no encerramento com a entrega de placas comemorativas de “Prêmio pelas Realizações em Vida” (Lifetime Achievement Award), aos Profs. Frederico Guilherme Graeff, John F. William Deakin e Donald F. Klein.

Simpósio
Coordenadora:Ester N. Palácios
2010- I Simpósio Internacional sobre o Córtex Pré-Frontal, realizado em Vitória, ES .
2011- II Simpósio Internacional sobre o Córtex Pré-Frontal, realizado em Vitória, ES

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900