Intercâmbios institucionais

Colaborações nacionais:
1. D.V.Vassallo/Luciana V. Rossoni (ICB-USP).
2. D.V. Vassallo/Giulia A. Wiggers Peçanha- Franck Maciel Peçanha (UNIPAMPA)
3. Padilha AS/ Carlos Perez da Costa (UFPE-PE)
4. J.G.Mill/José E. Kriger (Lab. Cardiologia Molecular, InCor/USP)
5. J.G.Mill/Paulo Lotufo (Dep. Clín. Médica, Fac. Medicina da USP)
6. J.G.Mill/Antônio Natali (Depto. Ed. Física, Un. Federal de Viçosa)
7. L.C.Schenberg/Sérgio Tufik (Dep. Psicobiologia, EPM-UNIFESP)
8. L.C.Schenberg/Profa. Dra. Ângela Maria Ribeiro (UFMG, Belo Horizonte, MG)
9. L.C.Schenberg/Adelina M. dos Reis (Dep. Fis. Biofísica, UFMG)
10. E.C.Vasquez-S.S.Meyrelles/Maria R. Bueno (USP)
11. E.C.Vasquez-S.S.Meyrelles/Dulce Casarini (UNIFESP)
12. E.C.Vasquez-S.S.Meyrelles/Eduardo. Melani (USP-RP)
13. S.G.Figueiredo /Laboratório de toxinas e Venenos Animais – ICB – Pós Graduação Bioquímica e Imunologia da UFMG – Belo Horizonte – MG
14. - S.G.Figueiredo Laboratório de Química de proteínas – FUNED - Belo Horizonte – MG
15. - S.G.Figueiredo Laboratório de membranas excitáveis – LAMEX - ICB – Pós Graduação Bioquímica e Imunologia da UFMG – Belo Horizonte – MG
16. - S.G.Figueiredo Laboratório de Leishmaniose do Núcleo de Doença Infecciosas – UFES.
17. JG Mill/ Laboratório de Cardiologia Molecular do InCor/USP-SP através da realização de  pesquisas conjuntas na área de "Contribuição dos fatores genéticos para doenças cardiovasculares" com publicação conjunta de 4 trabalhos em revistas internacionais no ano de 2011.
18. JG Mill/ Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP/SP - desenvolvimento conjunto de projeto de pesquisa visando estudar distúrbios cardiovasculares em pacientes portadores de infecção por HIV, com produção do 1 trabalho em 2011 (Projeto AAGATA).
19. JG Mill/Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Fiocruz/RJ. Desenvolvimento conjunto de projeto de pesquisa "Influência da terapia retroviral na rigidez arterial em portadores de infecção por HIV".
20. Nazaré S Bissoli/Profa. Adelina Martha dos Reis UFMG e Adriana K. Carmona UNIFESP
21. Glaucia R Abreu e Profa. Adelina Martha dos Reis UFMG (co-orientadora de dissertação aluno Patrick Wander Endlisch.
22. Glaucia R Abreu e Virginia Lemos Soares UFMG (co-orientadora de dissertação aluno Erick Claudio)

Colaborações Internacionais:
1. D.V.Vassallo/ Mercedes Salaices (Universidad Autonoma de Madrid, Espanha)
2. E.M.Nakamura-Palacios/ Dylan J. Edwards (Weill Cornell Medical College, New York, EUA)
3. E.M.Nakamura-Palacios/ Felipe Fregni (Harvard Medical School, Boston, MA, EUA).
4. E.M.Nakamura-Palacios/ Michael A. Nitsche (Georg-August University, Göttingen, Alemanha
5. I.Stefanon/ Maria V. Cachofeiro (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)
6. I.Stefanon/ Willian C. Stanley (University of Maryland, Departament of Medicine, Baltimore, EUA).
7. Glaucia Abreu - Jan Danser. Erasmus University – Hoterdan-Holanda
8. JG Mill/Rob Dougthy – Department of Cardiology, The University of Auckland, New Zeland (pesquisa conjunta)

Convênios Oficiais UFES/Instituição Nacional:
1. Schenberg LC/Escola Paulista de Medicina (UFES/AFIP/UNIFESP, São Paulo). O convênio foi firmado em 2011 que é fruto de colaboração com o Prof. Dr. Sérgio Tufik iniciada em 1999 e que já gerou 6 publicações.
2. Ester N Palacios: convênio firmado com o Departamento de Medicinal Legal da Polícia Civil na realização de pesquisas sobre drogas de abuso.
Convênios Oficiais UFES/Instituição Internacional:
1. J.G.Mill/Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (UFES/UAN, Luana, Angola).
O PPGCF já titulou 1 Doutor e 3 Mestres, que estão em fase de conclusão do doutorado e possui outros 2 doutorandos Angolanos, atualmente desenvolvendo projeto sob a orientação do Prof. José Geraldo Mill . Portanto, o PPGCF vem cumprindo um papel fundamental para o desenvolvimento da fisiologia cardiovascular e disciplinas biomédicas num país que, até recentemente, só tinha uma Faculdade de Medicina que formava 20 médicos/ano, e nenhuma de Faculdade de Enfermagem ou PPG em ciências biomédicas. Contudo, Angola está desenvolvendo um ambicioso programa de ampliação do ensino superior público (5 novas universidades públicas foram criadas nos últimos 2 anos). Foi executado em Luanda um grande projeto de pesquisa, com apoio da OMS, visando reproduzir um estudo realizado em Vitória de 1999-2001 (Projeto MONICA-OMS, Vitória). O CNPq, dentro dos editais ProAfrica I e II apoiou essas ações. Um dos tópicos centrais de pesquisa do convênio é a questão das doenças cardiovasculares em negros. Parte dos resultados deste trabalho esta sendo usado em duas teses de doutorado dos alunos do convenio com a Universidade Agostinho Neto em Luanda.
2. D.V.Vassallo/Mercedes Salaices da Universidade Autônoma de Madri (UFES/UAM, Madri, Espanha). Professores da Espanha têm vindo ao PPGCF como visitantes e vários estudantes têm realizado doutorado sanduíche na UAM, com excelente proveito. O Convênio já resultou em 10 publicações. Este convênio tem se mostrado altamente produtivo visto que os pós-graduandos que retornam da UAM publicam seus trabalhos em revistas qualis A1/A2/B1 e ainda tem tido ótima inserção profissional em diversas Universidades Federais. Atualmente temos 3 pós-graduandas realizando estágio Sandwich na UAM orientadas pelo Prof. Dalton V Vassallo e com orientação internacional das Profas Mercedes Salaices (UAM-Madri-ES) e Maria Jesus Alonso (Universidade Rey Juan Carlos- Alcorcon-ES).
3. Ester N. Palácios/ Harvard Medical School (EUA), da Weill Medical College of Cornell University (EUA), e da Universidade de Göttingen (Alemanha).
Temos projetos de pesquisas translacionais (básico e clínica) em colaboração com colegas da Harvard Medical School (EUA), da Weill Medical College of Cornell University (EUA), e da Universidade de Göttingen (Alemanha). Estamos nos empenhando em oficializar um convênio bilateral com a Alemanha ainda neste ano e também em sitiar um curso online de Princípios e Práticas em Pesquisa Clínica provido pela Harvard Medical School para o próximo ano. 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900