Integração com a graduação

A integração com a graduação ocorre de 3 formas:

  1. Ensino na Graduação:
    Com exceção dos aposentados, os DPs ministram de 4 a 8 h semanais nas disciplinas de fisiologia, farmacologia, bioquímica e biofísica nos cursos da graduação. Adicionada à carga horária semanal da PG, os DPs do PPGCF cumprem a carga horária semanal mínima de 8 horas em aulas presenciais. Após a expansão recente dos cursos da universidade federal (REUNI), os DPs passaram a ministrar aulas para os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutriçao, além dos cursos já existentes: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Biologia e Farmácia. Os professores do PPGCF também oferecem vagas para o Internato Opcional para estudantes do último período de Medicina, sendo oferecidas regularmente vagas nas áreas de Neuropsicofarmacologia, Fisiologia Cardiovascular e na Clínica de Investigação Cardiovascular.

  2. Iniciação Científica: Também há uma intensa participação dos estudantes de graduação nos laboratórios de pesquisa. Em 2011 o grupo orientou 73 alunos de IC pertencentes tanto a UFES quanto a outras instituições de ensino superior do estado.

Estágio de docência:

  1. Estágio de docência do pós-graduando junto aos alunos de graduação:
    O estágio de docência dos alunos de Mestrado ou Doutorado é feito em 2 momentos através das Disciplinas de ‘Nivelamento’ e ‘Métodos de Ensino de Ciências Fisiológicas’. Na disciplina de Nivelamento, com carga horária de 45 horas, os alunos são instruídos sobre os
    princípios éticos no trato de animais e têm aulas teóricas e práticas sobre procedimentos elementares utilizados em Laboratórios Didáticos de Fisiologia e Farmacologia (pesagem de sais, preparo de soluções, ajuste de pH, manipulação de gases em soluções fisiológicas,
    técnicas de imobilização e anestesia em animais, procedimentos cirúrgicos básicos em animais de laboratório, calibração de instrumentos, etc). Num segundo momento os alunos devem freqüentar a disciplina de ‘Métodos de Ensino de Ciências Fisiológicas’,
    obrigatória para todos os alunos bolsistas e também para aqueles que ainda não tenham experiência no magistério superior. A disciplina é ministrada no primeiro semestre havendo discussões de textos básicos de Fisiologia Humana e preparo de material para aulas
    expositivas, seminários e discussão de casos clínicos. Cada aluno deve apresentar, pelo menos, 3 aulas para o grupo ao longo do ano. O programa da disciplina prevê ainda que o pós graduando ficará responsável por 6 aulas para alunos de graduação, envolvendo a
    elaboração, organização e apresentação do conteúdo didático para os alunos sob a supervisão de seu Professor-Orientador. Estas atividades têm tido um papel particularmente importante nos cursos recém criados do REUNI. É importante lembrar que os alunos também
    recebem treino didático na preparação do Exame de Qualificação, que consiste numa aula de fisiologia sobre um tema relacionado à Dissertação de Mestrado, e por meio da apresentação de artigos científicos nos seminários dos laboratórios.

  2. Estágio Pós-Doc:
    Em 2011 a CAPES lançou o edital: Programa Nacional de Pós-doutorado – PNPD: Concessão Institucional. Esta modalidade de concessão Institucional consiste em uma chamada nacional às Instituições Federais de Ensino Superior para a apresentação de propostas de projetos de pesquisa, formação e inovação, organizada na forma de um Projeto Institucional. Esta iniciativa da CAPES beneficiou nosso programa, pois permitiu uma ampliação do número de bolsistas de pós-doutorado no PPGC para reforçar, com qualidade, as atividades de ensino e orientação nos níveis de graduação e pós-graduação. Consideramos que esta estratégia da CAPES beneficia o fortalecimento do programa.
    O nosso programa possui neste triênio 4 estagiários de pos-doutoramento sob a coordenação dos professores: Dalton V. Vassallo, Ivanita Stefanon; Suely Gomes de Figueiredo e Gláucia Rodrigues de Abreu. Estes estágios são financiados por bolsas do edital PNPD e do edital pos-doc FAPES.

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