Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

Laboratórios e Coordenadores:

Os projetos de pesquisa do programa inseridos nestas duas linhas de pesquisa têm sido desenvolvidos nos seguintes laboratórios:

  1. Laboratório de Eletromecânica Cardíaca e Reatividade Vascular.
    Coordenadores: Dalton V.Vassallo, Ivanita Stefanon, Alessandra Simão Padilha, Leonardo dos Santos
  2. Laboratório de Fisiopatologia Cardiovascular.
    Coordenador: José Geraldo Mill
  3. Laboratório de Clínica de Investigação Cardiovascular/ELSA.
    Coordenador: José Geraldo Mill
  4. Laboratório de Transgenes e Controle Cardiovascular.
    Coordenadores: Elisardo Corral Vasquez, Silvana dos Santos Meyrelles e Ágata Gava
  5. Laboratório de Hipertensão Experimental
    Coordenadora: Nazaré Souza Bissoli
  6. Laboratório de Reatividade Vascular Coronariana.
    Coordenadores: Margareth Ribeiro Moysés e Roger Lyrio dos Santos
  7. Laboratório de Regulação Neurohumoral da Circulação.
    Coordenadora: Gláucia Rodrigues de Abreu
  8. Laboratório de Química de Proteínas.
    Coordenadora: Suely Gomes de Figueiredo
  9. Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia
    Coordenadoras: Ester Miyuki Nakamura Palacios e Lívia Carla de Melo Rodrigues
  10. Laboratório de Neurobiologia dos Transtornos do Humor e Ansiedade.
    Coordenador: Luiz Carlos Schenberg

Projetos de Pesquisas:

  1. Contratilidade miocárdica.
    DESCRIÇÃO: Visa estudar os mecanismos envolvidos nas alterações da contratilidade miocárdica envolvidas em processos fisiopatológicos como o infarto agudo do miocárdio, a hipertensão arterial e a influência dos hormônios sexuais femininos.
  2. Adaptações cardiovasculares do infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.
    DESCRIÇÃO: São usados modelos experimentais de doenças cardiovasculares em animais de laboratórios com enfoque principal no infarto do miocárdio e hipertensão arterial. Busca-se entender a fisiopatogenia destas doenças.
  3. Epidemiologia dos fatores de risco cardiovasculares.
    DESCRIÇÃO: Desenvolvimento em amostras de população para determinação de prevalência e incidência dos principais fatores de risco e desfechos das doenças cardiovasculares.
  4. Controle reflexo e humoral do sistema cardiovascular na saúde e doença.
    DESCRIÇÃO: Estuda os mecanismos reflexos e humorais que controlam o sistema cardiovascular em situações patológicas, tais com hipertensão, infarto do miocárdio, apnéia obstrutiva e diabetes.
  5. Efeitos tóxicos cardiovasculares dos metais pesados.
    DESCRIÇÃO: Avalia os efeitos tóxicos do mercúrio e do chumbo sobre a contratilidade miocárdica e a reatividade pressórica e vascular.
  6. Reatividade vascular.
    DESCRIÇÃO: Tem como objetivo estudar os mecanismos envolvidos nas alterações funcionais vasculares envolvidas em processos fisiopatológicos como o infarto agudo do miocárdio, a hipertensão arterial e a influência dos hormônios sexuais femininos.
  7. Terapia celular e gênica no sistema cardiovascular.
    DESCRIÇÃO: Tem como objetivo estudar a funcionalidade das células tronco e das células do sistema cardiovascular na aterosclerose e hipertensão experimental.
  8. Neurobiologia dos comportamentos de defesa e dos transtornos do humor e da ansiedade.
    DESCRIÇÃO: Estudo da neurofisiologia, neurofarmacologia e neuroendocrinologia das respostas comportamentais e viscerais associadas aos estados afetivos e emocionais.
  9. Determinantes biológicos dos ataques de pânico.
    DESCRIÇÃO: Avalia as bases biológicas do transtorno do pânico, bem como da sua comorbidade com outros transtornos psiquiátricos.
  10. Córtex pré-frontal, memória operacional e suas relações com os transtornos da cognição.
    DESCRIÇÃO: Investiga os efeitos de drogas e da neurotransmissão central no processamento da memória operacional no córtex pré-frontal, bem como as disfunções cognitivas pré-frontais conseqüentes ao abuso e dependência de drogas e de neuropsicopatologias.
  11. Estrutura e ações biológicas dos venenos animais.
    DESCRIÇÃO: Prospecção e caracterização estrutural e funcional de moléculas protéicas bioativas presentes em peçonhas animais
  12. Papel dos Hormônios sexuais e drogas análogas sobre o sistema cardiovascular e renal
    DESCRIÇÃO: Avaliação dos efeitos dos hormônios sexuais assim como repositores hormonais sobre a pressão arterial, sobre os fatores de risco para doença cardiovascular e sobre a função renal.
  13. Efeitos do exercício físico sobre fatores reguladores da pressão arterial.
    DESCRIÇÃO: Demonstrar a importante interação da atividade física com fatores cardioprotetores em condições fisiopatológicas tais como hipertensão, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.

  14.   Analise proteômica diferencial do tecido cardíaco. 
    

DESCRIÇÃO: Promover o uso de tecnologias da proteômica para ganhar conhecimentos de alterações protéicas associadas com a etiologia das doenças cardiovasculares, sua progressão, controle, resposta a tratamentos e a exercícios físicos.

Núcleos:

Atendimento na Área de Saúde:
Através da Clínica de Investigação Cardiovascular e do Projeto ELSA (Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto) são feitos atendimentos por docentes e pós-graduandos do PPGCF a pacientes do Hospital Universitário da UFES encaminhados para consultas e exames complementares (ECG, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, Análise de Variabilidade da Frequência Cardíaca, Ecocardiografia, Ultrassonografia vascular e abdominal). São feitos cerca de 2.500 atendimentos anuais. Além do atendimento dos pacientes, os dados clínicos contribuem de forma decisiva para a produção científica do PPGCF. Por exemplo, o PROJETO MONICA-WHO/Vitória, coordenado pelo Prof J.G.Mill entre 1999-2001 gerou mais de 30 publicações, a maioria em revistas internacionais. Os dados genéticos obtidos nesta base são, até hoje, a única amostra representativa da população geral no Brasil e têm servido de comparação com grande número de outras pesquisas envolvendo sub-grupos de pacientes.
Em 2006 PPGCF foi selecionado em Edital Público da Finep (Edital 05/2006) para compor o consórcio de instituições para conduzir o ESTUDO LONGITUDINAL DE SAÚDE DO ADULTO – Projeto ELSA-Brasil – financiado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Ciência e Tecnologia. Este projeto organizou uma coorte de 15 mil adultos brasileiros que serão seguidos por um período mínimo de 15 anos (225.000 indivíduos-ano) visando caracterizar os determinantes biológicos e sociais de doenças cardiovasculares e diabetes da população brasileira. O grupo de pesquisadores PPGCF foi escolhido pela sua capacidade anterior já demonstrada de realizar pesquisas na área da Fisiologia Cardiovascular em populações. Portanto, são trabalhos de longo prazo onde o PPGCF está inserido e que visam melhorar a compreensão dos processos saúde-doença na população brasileira.
Por outro lado, o grupo de pesquisas da Profa. Ester Miyuki Nakamura Palacios atua em estudos básicos e ensaios clínicos investigando o uso da técnica de estimulação transcraniana por corrente contínua no tratamento das dependências químicas, notadamente, o álcool e o crack, em colaboração com pesquisadores de instituições estrangeiras.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900