PARÂMETROS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO CORAÇÃO E DE VASOS SANGUÍNEOS DE INDIVÍDUOS SUBMETIDOS, POR LONGO PRAZO, AO TREINAMENTO AERÓBICO OU RESISTIDO

Resumo: O exercício físico a longo prazo determina remodelamento ventricular. A modalidade de exercício (aeróbico ou resistido) produzem diferentes alterações estruturais e funcionais no coração. No exercício aeróbico ocorre hipertrofia ventricular esquerda com manutenção das relações entre a espessura da parede e o volume da câmara, o que não ocorre no exercício resisitido. Serão comparados indicadores de desempenho ventricular 3 grupos de indivíduos (n=40) composto por corredores, atletas que praticam exercício resistido e controle. Objetiva-se determinar se o exercício resistido predispõe ao desenvolvimento de disfunção ventricular diastólica mais precoce em relação aos grupos controle e de exercício aeróbico.
O projeto será realizado mediante cooperação entre a Clínica de Investigação Cardiovascular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Ufes e o Laboratório de Fisiologia do Exercício do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes.

Data de início: 01/04/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado WELLINGTON LUNZ
Aluno Mestrado DIVANEI DOS ANJOS ZANIQUELI
Aluno Mestrado REBECA CALDEIRA MACHADO BERGER
Coordenador JOSE GERALDO MILL
Pesquisador LUCIANA CARLETTI

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105