EFEITO DO AGONISTA SELETIVO DO GPER EM ARTÉRIAS MESENTÉRICAS DE RESISTÊNCIA DE RATOS NORMOTENSOS DE AMBOS OS SEXOS

Nome: POLLYANA PEIXOTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/03/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGER LYRIO DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA RAQUEL SANTOS DE MEDEIROS GARCIA Examinador Externo
ROGER LYRIO DOS SANTOS Orientador
SONIA ALVES GOUVEA Examinador Interno

Resumo: Ainda que as ações do estrogênio tenham sido atribuídas à ativação de receptores nucleares (ERα e ERβ), um terceiro receptor de estrogênio (receptor de estrogênio acoplado à proteína G – GPER) tem sido apontado como mediador da ação rápida do hormônio. Contudo, são escassos os estudos que relacionam as diferenças sexuais à ativação seletiva do GPER, principalmente em vasos de resistência, tornando essa investigação necessária.
Foram utilizados ratos Wistar de ambos os sexos. Artérias de terceira ordem foram isoladas para estudo das curvas concentração-resposta obtidas por adições cumulativas do agonista G-1 (1 nM – 10 μM) ou veículo (DMSO) após pré-contração com fenilefrina. O efeito do G-1 foi avaliado antes e após a remoção endotelial ou incubação por 30 minutos com inibidores da NOS e COX (L-NAME e INDO, respectivamente), inibidor inespecífico da CYP (clotrimazol), inibidor da via de sinalização rápida PI3k-Akt (LY-294,002), bloqueador inespecífico de canal para K+ (TEA), antagonista específico do GPER (G36) e antagonista do ERα e ERβ (ICI 182,780). Adicionalmente, as artérias mesentéricas de resistência foram dissecadas e a expressão proteica do GPER, da óxido nítrico sintase endotelial (eNOS), da catalase e da superóxido dismutase (SOD) teciduais foi analisada. Além disso, avaliamos a fluorescência aos ânions superóxidos e peróxido de hidrogênio vascular, bem como a imunolocalização específica do GPER.
O agonista do GPER induziu relaxamento concentração-dependente em artérias de fêmeas e machos. Não houve diferença entre os grupos na quantificação da produção de ânions superóxidos e peróxido de hidrogênio assim como na expressão de enzimas antioxidantes. A expressão proteica do GPER foi maior nos machos. Na ausência do endotélio a resposta do G-1 foi reduzida em ambos os grupos, sendo maior nas fêmeas. A imunolocalização para GPER foi maior no endotélio das fêmeas, enquanto que nos machos não houve diferença entre o endotélio e músculo liso vascular. O vasorelaxamento também foi atenuado na presença de L-NAME, LY-294,002 e TEA de forma semelhante em fêmeas e machos. INDO, clotrimazol ou ICI 182,780 não reduziram a vasodilatação. L-NAME + INDO não alteram o padrão de resposta observado na inibição individual com L-NAME. Não houve diferença de sexo na expressão e atividade enzimática da eNOS. A seletividade do agonista GPER foi confirmada na presença do G36.
Concluímos que o relaxamento vascular mediado pelo GPER em artérias mesentéricas de resistência não é influenciado pelo sexo, mas em parte, por mecanismos relacionados à via do NO endotelial e ativação de canais para potássio.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105