Instagram as strategy for science communication in Health

Summary: Idealmente, o conhecimento científico não deveria ser privilégio da academia, mas sim, algo universal. Não há dúvidas de que o produto gerado pela atividade científica de nada tem valia se for desconhecido não só pelo maior número possível de seus pares, mas também pela população em geral potencialmente beneficiada pelo produto. De fato, apresentar a ciência de forma educativa e fornecer o acesso a informações baseadas em evidências, são essenciais para que a população seja capaz de tomar decisões conscientes, responsáveis e com autonomia, construindo uma sociedade mais democrática.
A globalização do fluxo de informações na internet tornou ambivalente a difusão de evidências científicas, pois propiciou acesso rápido e amplo a dados outrora restritos à academia, ao mesmo tempo que também permitiu desinformação e o culto a "pseudoespecialistas". Com isso, talvez mais do que em qualquer época da história contemporânea, a divulgação responsável e a popularização da ciência têm sido necessárias para vencer o descrédito na atividade científica feita na Universidade. Além disso, pode esclarecer a população sobre a necessidade de se investir em pesquisa científica nacional, mesmo em tempos de crise econômica.
Há algum tempo, plataformas de mídia e comunicação como as redes sociais vêm chamando a atenção não só dos meios tradicionais de divulgação científica (periódicos especializados), mas também dos próprios cientistas para sua análise e compreensão como ferramenta de comunicação científica, como por exemplo nas áreas de neurociência, radiologia e prevenção de câncer. Dessa forma, a utilização dessas mesmas redes sociais que propagam desinformação pode se configurar como estratégia de educação em ciência e divulgação dos produtos de pesquisa confiáveis, numa linguagem fácil.
Levar o conhecimento científico ao público, e especialmente tornar claro o processo de “fazer Ciência – o método científico”, é claramente importante, mas fazê-lo se mostra um grande desafio, já que se comunicar com o público leigo é uma habilidade pouco construída nos meios acadêmicos.

Starting date: 19/06/2023
Deadline (months): 99

Participants:

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Coordinator * LEONARDO DOS SANTOS
Researcher * RENATA ANDRADE ÁVILA
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